Detran licencia veículos GNV sem a obrigatória inspeção de segurança veicular

A paralisação dos funcionários terceirizados do Detran desde o dia 13 de outubro está impedindo a realização de inspeções veiculares em caminhões, carros batidos, blindados, e em outros que tiveram alterações de fábrica nos Organismos de Inspeção Veicular do Estado. A situação chegou ao colapso há sete dias, quando nenhuma senha foi liberada pelo site do Detran para que as empresas pudessem realizar qualquer serviço.  Nem mesmo as inspeções anuais de veículos GNV estão sendo feitas porque o Detran-RJ está liberando o documento sem a exigência legal da inspeção de segurança obrigatória.

O estacionamento vazio na entrada da Inspetran em nada se parece com os 45 a 50 veículos/dia que vão à ITL da Pavuna fazer a inspeção obrigatória de segurança. Esta realidade se repete em todas as 70 ITLs em funcionamento no Estado

Além das perdas milionárias dos Organismos com a falta de atendimento que já dura três semanas, o custo social de caminhões e táxis sem rodar por falta de inspeção e legalização é inimaginável.

Entenda

No dia 21 de outubro, quase duas semanas após o início da  paralisação dos terceirizados, o Detran avisou ao segmento que seria possível agendar os serviços de regularização. Não funcionou direito. Dois dias depois criou um e-mail próprio para senhas, que atendia no máximo 30% da demanda diária, até travar completamente, 48 horas depois. Então, o e-mail foi retirado. Nesta manhã os 75 Organismos licenciados pelo Denatran e acreditados pelo Inmetro do Estado não conseguiram fazer um só agendamento. Nenhuma senha foi liberada até agora. Proprietário da Inspesev, na Pavuna, Raphael Chede disse que há 13 veículos pesados em sua empresa pendentes de aprovação para transitarem legalmente. Dos 45 a 50 veículos que passam pela empresa todos os dias, hoje só inspecionou os GNV para licença periódica. “Esta é a pior época do ano, porque as pessoas convertem seus carros ao GNV para conseguirem o desconto de 75% no IPVA de 2018. Daí precisam de documento novo no Detran e nada funciona”, reclamou.

Entenda

No dia 21 de outubro, quase duas semanas após o início da  paralisação dos terceirizados, o Detran avisou ao segmento que seria possível agendar os serviços de regularização. Não funcionou. Dois dias depois criou um e-mail próprio para senhas, que atendia no máximo 30% da demanda diária, até travar completamente, 48 horas depois. Então, o e-mail foi retirado e os 70 Organismos licenciados pelo Denatran e acreditados pelo Inmetro do Estado não conseguiram fazer um só agendamento. Proprietário da Inspesev, na Pavuna, Raphael Chede disse que há 13 veículos pesados em sua empresa pendentes de aprovação para transitarem legalmente. Dos 45 a 50 veículos que passam pela empresa todos os dias, hoje só inspecionou os GNV para licença periódica. “Esta é a pior época do ano, porque as pessoas convertem seus carros ao GNV para conseguirem o desconto de 75% no IPVA de 2018. Daí precisam de documento novo no Detran e nada funciona”, reclamou.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.